Tecnologia do Blogger.
RSS

EVANGELHO DO DIA -02/03/2011

 

 

 
 

 
 

 
Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; ao contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!
 São Paulo

 

Ano A


Dia: 02/03/2011

 

  EVANGELHO DO DIA

 

 Tiago e João desejam honrarias


Mc 10,32-45

Jesus e os discípulos iam pela estrada, subindo para Jerusalém. Ele caminhava na frente, e os discípulos, espantados, iam atrás dele; as outras pessoas que iam com eles estavam com medo. Então Jesus chamou outra vez os discípulos para um lado e começou a falar sobre o que ia acontecer com ele. Jesus disse:
- Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, cuspir nele, bater nele e matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, queremos lhe pedir um favor.
- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus.
Eles responderam:
- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda.
Jesus respondeu:
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?
Eles disseram:
- Podemos.
Então Jesus disse:
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles.



 

 

 Comentário do Evangelho

 

 

 O caminho da comunhão com Deus

Com duas narrativas articuladas, Marcos faz um contraste. Jesus, pela segunda vez, anuncia que será morto em Jerusalém, e, contrastando com este anúncio, os discípulos Tiago e João pedem a Jesus que reservem para eles cargos importantes (sentar à direita e à esquerda). Eles têm a equivocada compreensão de que Jesus tomaria o poder, com apoio de um movimento popular. A partir de tal incompreensão dos discípulos, Jesus explicita como os poderosos deste mundo oprimem e exploram o povo, e que esta não é a proposta de Jesus. Ele veio para servir e dar a vida àqueles que estão excluídos pelo sistema, resgatando-lhes a dignidade e revelando-lhes o caminho da comunhão com Deus.



 

 

 Oração

 

Pai, a exemplo de Jesus, transforma-me em servidor de meus semelhantes, e não me deixes ter medo de colocar minha vida a serviço de quem precisa de mim.

 

 AVE MARIA

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria, Mãe de Jesus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

PAI NOSSO

Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 
A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
(Lucas 21:3)
Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura".
(Mc 16,15)
 
 

Santo Simplício
Papa
Século V



Henrique Suso
Bem-aventurado
1295-1366


 

 

 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário