O amor: o verdadeiro motor da Evolução Espiritual

O amor: o verdadeiro motor da Evolução Espiritual

 

Autor: Regis Mesquita – Blog Nascer Várias Vezes

http://www.nascervariasvezes.com/

 

"O amor pode assumir muitas facetas nas várias fases de cada relacionamento. Todavia, o amor mais intenso é aquele que aceita o outro, mas não se fecha neste vínculo. O melhor amor é aquele que encontra liberdade para fluir nas inúmeras situações cotidianas, gerando a paz e a satisfação."

 

Trecho do livro Nascer Várias Vezes

 

 

Amar é um verbo que expressa movimento. Amar é um fluir que induz as pessoas a agirem e ofertarem. Amor é ação!

 

O amor flui, gera movimento. Portanto, ele sempre se transforma e é criativo. É exatamente o que o espírito precisa: movimento que gere ação e permita o aprendizado.

 

Os grandes "vilões" do amor são a estagnação e a alienação. Elas enfraquecem o amor e dificultam o aprendizado/amadurecimento.

 

Combata a alienação prestando atenção no aqui-agora, usufruindo do que você é e aproveitando daquilo que você já possui. Um exemplo bem simples: cuide com carinho da roupa que você possui, valorize-a. Quem aprende a cuidar e valorizar uma roupa, um amigo, uma esposa, etc, está mais próximo de manter o amor em alta. É impossível cuidar sem prestar atenção; e a atenção é o oposto da alienação. 

Atenção e usufruto são dois poderosos antídotos da alienação.

 

Combate-se a estagnação aproveitando as oportunidades e permitindo que os sentimentos nobres sejam os principais condutores da ação. O amor, por exemplo, gera ação, que gera inovação e que gera novas oportunidades e novos aprendizados. O perdão ajuda a romper com a "prisão do passado", permitindo que a pessoa fixe sua atenção em ações mais construtivas. A compaixão estimula a pessoa a enxergar a vida do ponto de vista do outro, tornando a ação mais equilibrada. Todos os sentimentos nobres são também facilitadores de ações mais eficientes.

 

Pensamento, sentimentos, sensações, intuições e ação: todos são importantes para a evolução do espírito.

 

A mais importante de todas é a ação. Deus organizou a vida assim, tanto é que o maior motivador humano, o amor, é um verbo que nos coloca em movimento e nos encaminha para a ação.

 

Toda família e todo casal, que quer preservar o amor, deve incentivar seus membros a aprenderem e desenvolverem habilidades e qualidades. Estas qualidades e habilidades tornam a vida mais dinâmica e útil. Desenvolvendo e aprendendo, cada um pode ofertar o melhor de si mesmo para os outros membros da família e da sociedade.

 

A vida na qual o amor domina funciona assim: as pessoas aprendem e desenvolvem qualidades que podem compartilhar com os outros. Este compartilhar aumenta o vínculo afetivo positivo e gera grande usufruto e satisfação. Além de estimular o passo seguinte, ou seja, os novos aprendizados.

 

bem estar que acompanha o amor e a energia que o amor traz consigo, motivam para que este processo de aprendizado ocorra sempre. O espírito evolui e as dificuldades e os traumas podem ser superados

O vínculo entre as pessoas é recheado de imaturidades e dificuldades. O amor é uma forma de absorver os conflitos e permitir a manutenção do vínculo, dando tempo para que a desavença possa ser superada. O amor, portanto, possui mil e uma utilidades; inclusive a utilidade de manter o vínculo forte, mantendo as pessoas próximas para que possam aprender juntas e evoluírem com as experiências comuns. Este processo de superação torna o espírito mais evoluído e mais bem preparado para vencer futuras dificuldades.

 

Ao analisar cada uma das facetas do amor descobre-se que em todas elas está embutida o convite para que o espírito encarnado (o ser humano) evolua, aprenda, realize ações e caminhe para a completude.

O amor é parceiro. Ele diz: vamos aprender juntos, vamos superar um colaborando com o outro, vamos unir forças. É por isto que em ambientes com mais amor é também ambientes com mais realização, mais evolução espiritual e mais sabedoria.

 

Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/saberespirita

 

FONTE: http://www.nascervariasvezes.com/2012/03/o-amor-foi-projetado-para-promover.html

 

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/dividindoavida.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário