Tecnologia do Blogger.
RSS

Violência. Conivência ou Divergência.

 

Violência. Conivência ou Divergência.

 

Todos os problemas como a tristeza, a dor, a frustração e a mágoa podem ser sistematicamente reduzidos à uma ferida ou à um sentimento de culpa. Culpado por alguma coisa que a pessoa fez, ou deixou de fazer. Eu deveria ter feito aquilo, porque eu não fiz?. Eu não deveria ter feito aquilo, porque eu o fiz?, são os pensamentos natos do sentimento de culpa. Por outro lado, quanto ao ser machucado, porque aquela pessoa fez isso comigo? Como tal ser humano pode ter-me feito isto? Porque comigo?. Em ambos casos, existe uma premissa básica. Tal sentimento é centrado no "eu", no "meu", no microcosmo do mundinho individual. Mesmo assim, é imperativo entender que, na maioria dos casos emocionais e sentimentais, uma pessoa só pode machucar a outra quando ela possuir o seu aval, ou seja, é o "eu" que autoriza os outros a machucarem-no. Uma analogia bastante nítida é a hipnose, isto é, a hipnose apenas acontece se o hipnotizado deixar-se hipnotizar, de outra maneira, não importa o quanto o hipnotizador tentar, as sugestões hipnóticas serão improdutivas. Assim sendo, quando a pessoa estiver consciente do grau de liberdade que ela brindou à outrem para intervenir em suas emoções, ela também deve estar ciente do fato de que, ao fazê-lo, ela está outorgando poderes à outra pessoa que, eventualmente, podem ser utilizados em seu desfavor sentimental. Enquanto isto, trabalhar cognitivamente para entender os sutis papéis que a auto-percepção realiza na reflexão pessoal é um exercício que pode brindar excelentes compreensões pessoais. As possibilidades de machucar-se, ou machucar outrém, sempre existirão, mas a escolha de deixar-se ferir, ou ferir, é pessoal. (Tadany – 09 07 11)

PS: Para citar este texto:

Cargnin dos Santos, Tadany. Pensamento 947. www.tadany.org

 

 





A corrupção é primogênita da nossa passividade, minha e tua. Precisamos aceitar o nosso dever de cidadãos para mudar as nefastas realidades que assolam a nossa pátria. (Tadany)
Tudo é mental. Nada existe além de nossa Consciência. (Tadany)
A arte é o orgasmo contínuo da Inteligência. (Tadany)




--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/dividindoavida.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário