Saber escutar é uma forma de espalhar a bondade

Saber escutar é uma forma de espalhar a bondade

 

Quando você escuta, você ajuda o outro a se escutar.

Quando você escuta, você dá a oportunidade para o outro organizar seu pensamento.

Quando você escuta, você permite que o outro desgaste seu nervosismo e sua ansiedade.

Quando você escuta, o outro se sente valorizado.

Se você escuta em paz, nada do que o outro fala te pesará.

Se você escuta em paz, nada te incomodará.

Quem traz a paz para seu interior está livre de ser dominado pela opinião alheia.

 

Regis Mesquita

Blog Caminho Nobre

http://caminhonobre.com.br/

 

Escutar é uma arte, pois implica no interesse em captar a mensagem que o outro manda. É a base do diálogo. É o recurso primordial para solução de conflitos.

 

Escutar exige o autodomínio de si mesmo, pois a atenção deve estar direcionada para o outro. Exige que se mantenha o interesse e a valorização do momento.

 

Krishnamurti, o sábio indiano, dizia que "escutar é um ato de silêncio". É a mais pura verdade, pois se houver o real interesse de entender o outro, deve-se aquietar a mente e cessar o diálogo interno.

 

É preciso que o outro sinta que é a prioridade naquele momento. O diálogo fica mais fácil quando o outro percebe que é valorizado. A tendência é que o outro fique agradecido, sinta-se respeitado e aumente a confiança. Cria-se um clima muito propício para a reflexão e a solução dos problemas.

 

Lembre-se:

As reais prioridades da vida da pessoa estão aonde ela coloca sua atenção. Prestar atenção em algo é escolher este algo ao invés de muitas outras coisas. Desta forma, quem recebe a atenção sente-se valorizado por ser a prioridade real. Cria-se um clima mais propício ao diálogo e ao compartilhar.

 

Atenção: 

Em qualquer grupo onde impera o negativismo há uma sobrecarga mental que gera a intolerância, a impaciência, a crítica destrutiva e a desistência. Seja na família ou em um país, o negativismo gera a supervalorização da imagem, pois esta esconde o que é real e o EU SOU. Neste ambiente o diálogo torna-se muito mais difícil, aumentando os conflitos. Evite, portanto, encher tua mente de pensamentos, quaisquer que sejam. Os que sobrarem que sejam nobres, saudáveis, racionais e construtivos. 

 

Dica de Leitura:

Desocupe sua mente e tenha paz

http://caminhonobre.com.br/2013/09/21/desocupe-sua-mente-e-tenha-paz/

 

Para refletir:

"Onde há atenção no outro tende a haver mais troca, mais sensibilidade e mais respeito. Onde há cuidado com o outro tende a ter mais satisfação, mais segurança e mais paz. A atenção, o cuidado e o servir ajudam a aproximar o casal." 

Regis Mesquita

Trecho do livro Nascer Várias Vezes http://www.nascervariasvezes.com/

 

Uma das belezas de se saber escutar é ter a certeza de que foi criado um clima muito positivo. Este clima será uma oportunidade a mais para que os conflitos sejam resolvidos positivamente e as dúvidas sejam esclarecidas.

 

Saber escutar é uma tarefa tão nobre e tão importante que é uma qualidade presente em todos os humanos sábios. Não existe sabedoria se não houver a capacidade de escutar. O sábio fala palavras sensatas porque já ficou o bastante em silêncio e escutou muito. Uma das características dos sábios é escutar muito mais do que falar.

 

E quando o sábio fala, já existe um clima propício para que o outro o escute.

 

O seu esforço para evoluir espiritualmente deve incluir esta tarefa: aprender a escutar.

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/saberespirita

 

FONTE: Blog Nascer Várias Vezes - http://www.nascervariasvezes.com/

 

 

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/dividindoavida.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário