Tecnologia do Blogger.
RSS

Sofra menos, desenvolvendo as qualidades que são mais urgentes – a Reforma Íntima

Sofra menos, desenvolvendo as qualidades que são mais urgentes – a Reforma Íntima

 

Origem: Blog Nascer Várias Vezes - http://www.nascervariasvezes.com/

 

Perguntaram:

 

Quais são as qualidades mais importantes para o espírito e como desenvolvê-las?

 

Respondi:

 

Todo espírito possui seu próprio conjunto de qualidades desenvolvidas ao longo de sua existência. Além daquelas qualidades que já possui, ele deve aproveitar a encarnação para desenvolver outras. Quando reencarna, existem as qualidades que são mais urgentes de serem desenvolvidas.

 

Não cabe ao ser humano escolher livremente o que ele quer desenvolver. Cabe a ele observar sua vida e detectar quais são estas habilidades, qualidades e sabedorias mais necessárias.

 

A vida que a pessoa possui é que mostrará quais as principais necessidades do espírito.

Reflita:

 

uma pessoa impaciente terá, em algum momento, de superar este limite e se tornar paciente. Mas, em que momento o esforço deve ser direcionado para esta transformação? Tenha claro que há muito a evoluir e que não dá para evoluir tudo de uma vez. É necessário escolher o foco de suas mudanças; e este foco deve ser aquilo que se mostra mais urgente na vida que a pessoa leva.

 

Observe esta história:

 

Manoel trabalhou a vida inteira e juntou um pequeno patrimônio. Perdeu tudo quando foi ajudar um "amigo" em dificuldades financeiras.

 

Esta é a realidade do Manoel: falido aos 50 anos de idade. Falido por ter ajudado um "amigo".

 

Quais eram as lições necessárias para a evolução do Manoel? Como identificar estas lições que o espírito dele precisava aprender com urgência?

 

Observe que as lições mais urgentes são muito diferentes para cada um.

 

Elas dependerão de alguns fatores:

 

- as missões de vida programadas para a encarnação

 

- as qualidades e sabedorias já desenvolvidas pelo espírito

 

- a cultura e a sociedade na qual ocorreu a reencarnação

- suas experiências de vida

 

Manoel reencarnou em um momento de profunda crise moral. Nesta situação, existe uma maior probabilidade de um amigo trair o outro.

 

Quem nasce em tais situações negativas deve ter maior cuidado e sempre se precaver, porque são ambientes nos quais o negativo domina a mente de muitas pessoas. Portanto, uma grande necessidade é aprimorar a capacidade de percepção da realidade. Sem perceber claramente a realidade, a pessoa fica mais sujeita a se iludir.

 

Outra grande dificuldade do Manoel era seu individualismo e excessiva autoconfiança.

 

Em nenhum momento ele detectou o risco de golpe.  Como não dialogou com nenhum familiar (individualismo), ele não pode ser alertado por ninguém. Ninguém teve a oportunidade dialogar com ele sobre suas intenções. O diálogo é fundamental para haver pontos de vistas diferentes, o que torna mais rica a percepção da realidade.

 

O traço de personalidade mais forte de Manoel era a autoconfiança exagerada. Ela foi criada e reforçada (no caso aqui relatado) pela vaidade e pelo orgulho que este espírito tinha como padrão cultivar. A vaidade e o orgulho costumeiramente tornam as pessoas "cegas", porque perde-se a humildade. Uma grande vantagem do humilde é conhecer seus limites; por isto o humilde age com mais prudência e cautela.

 

Ele era um homem trabalhador, honesto e dedicado – o que gerou o bom em sua vida. Ele era orgulhoso e a vaidoso – o que gerou sua queda .

 

A vida mostra o que é mais urgente desenvolver. No caso do Manoel, ele deveria desenvolver as virtudes opostas da vaidade e do orgulho. Sendo mais humilde, ele estaria mais bem preparado para o diálogo e poderia ter outro comportamento frente aos problemas do "amigo".

 

A vida é constituída de encontros.  Os personagens do encontro são o "amigo" que usa a desculpa de sua crise financeira para prejudicar alguém. E o Manoel, que cheio de autoconfiança, ficou isolado e sem percepção da realidade. A consequência foi a perda de todo o patrimônio e a segurança da família (como pagar seguro saúde, por exemplo?)

 

Encontros acontecem a todo momento gerando situações que exigem decisões das pessoas.  A forma como cada um responde a estas situações depende da personalidade (que está entrelaçada com as habilidades e sabedorias do espírito).

 

Suponhamos que Manoel ganhasse na loteria. Teria de volta seu patrimônio; mas não haveria nenhum ganho para o espírito. Qual a qualidade aproveitável pelo espírito que ele desenvolveria? Nenhuma.

 

A evolução necessária e mais urgente era trocar o orgulho pela humildade e a vaidade pela reflexão piedosa. A vida está mostrando para ele o que é prioritário em sua evolução. Seus esforços e compromissos devem seguir nessa direção. 

Um dos grandes erros é querer escolher o que melhorar sem primeiro detectar na realidade qual a real prioridade.

 

Muitas vezes é necessário grandes tombos ou graves dificuldades para a pessoa "abrir os olhos".

 

A pergunta básica que cada um deve fazer: qual a prioridade evolutiva da minha vida que a realidade está me mostrando? Qual a qualidade, habilidade e sabedoria que devo aprender para superar o problema?

 

Pode-se superar um problema sem aprender as lições básicas. Todavia, o erro persiste e o sofrimento pode voltar.

 

Se há o aprendizado, mesmo que voltem alguns problemas será mais fácil superá-los.

 

Deus "manda" a chuva para a terra do agricultor trabalhador e do agricultor preguiçoso. "Manda" também a seca. O sábio aproveitará melhor a água, o preguiçoso desperdiçará a oportunidade. Manoel não desenvolveu a sabedoria e precisou da "seca" para descobrir seus limites. 

 

Desafios acontecem sempre. Mesmo Jesus, com toda a sua sabedoria, enfrentou vários desafios e situações desagradáveis. Enfrentou e superou graças à sua sabedoria. Cada um dos humanos sentirá falta de qualidades e habilidades que ainda não desenvolveu. Será nas áreas menos evoluídas de seu espírito que cada um encontrará maiores dificuldades e verá o sofrimento e/ou erro se perpetuar.

 

Os aprendizados da ciência, as qualidades da personalidade e a evolução do espírito tornam muito mais fáceis a superação das dificuldades.

 

O agricultor que armazenar água (ciência) para a época da seca sofrerá menos. A personalidade dedicada e dinâmica terá mais disposição para aproveitar bem a água. O espírito evoluído e generoso terá muito prazer em compartilhar o conhecimento e os frutos da sua sabedoria.

 

Será, sem dúvida, uma vida muito melhor quando vier o desafio (seca).

 

Manoel estava prisioneiro da culpa e da raiva. O orgulho o fazia sentir vergonha de si. A vaidade o fazia se sentir fracassado.  Onde não há sabedoria, o sofrimento é multiplicado.

 

Ao não desenvolver as qualidades importantes para seu espírito, ele ajudou a ampliar e prolongar seu sofrimento.

 

Observe em você o que torna mais sofrido enfrentar as dificuldades da sua vida. Qual a qualidade ou sabedoria que é realmente necessária desenvolver para superar o problema?

 

A maioria dos sofrimentos é composto pela realidade externa e pelas forças psíquicas que respondem ao que é exterior. Estas forças psíquicas podem aumentar ou diminuir o sofrimento.

 

As forças mais poderosas da sua mente são aquelas que são dinamizadas pelo espírito. Ou seja, aquelas que estão em sintonia com o espírito e, por isto, recebem muita energia.

 

Quando o espírito evolui, a sintonia também muda. Outras forças dentro da mente começam a ser mais estimuladas/energizadas.  Este novo "jogo de forças" facilita a tomada de decisões diferentes, além de gerar novos pensamentos e sentimentos.

 

A história do Manoel seria diferente se ele tivesse aproveitado outras oportunidades para superar o orgulho. A humildade teria sintonizado sua mente em outras vibrações e ele teria buscado orientação de outras pessoas antes de realizar o ato que foi tão prejudicial.

 

Com outros sentimentos, pensamentos e vibrações, a história da vida das pessoas ficam diferentes. Mais sabedoria, melhor nível vibracional, novos pensamentos, sentimentos e soluções.

 

Este é o verdadeiro caminho para tornar a vida mais simples, fácil, dinâmica e satisfatória. O melhor caminho é a evolução do espírito.

 

Lembre-se sempre de que você não deve escolher onde evoluir. Deve detectar na sua vida qual é a necessidade evolutiva mais urgente.

 

 

Autor: Regis Mesquita

https://twitter.com/tvidaspassadas

 

Fonte: http://www.nascervariasvezes.com/2014/12/a-verdadeira-cura-para-o-sofrimento.html

 

 

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/dividindoavida.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário