Tecnologia do Blogger.
RSS

Aprendendo a aceitar as belezas das Leis de Deus

Aprendendo a aceitar as belezas das Leis de Deus


Regis Mesquita

 Blog Nascer Várias Vezeshttp://www.nascervariasvezes.com/



Leia os dois pensamentos abaixo e reflita sobre eles antes de seguir sua leitura:

"Aprendi silêncio com as pessoas falantes, tolerância com as intolerantes e gentileza com as rudes". Khalil Gibran

"Se Deus não te deu tudo que você quer é porque ele prepara algo melhor para você". Anônimo


Todos nós estamos encarnados na Terra porque possuímos limitações óbvias. Somos imaturos e devemos nos esforçar muito para evoluir.

Uma pessoa imatura age de forma imatura, pensa de forma imatura e deseja coisas que imaturos desejam. Somos assim: caminhantes que estão descobrindo o caminho. Nosso foco de vida deve ser a aprendizagem, portanto a conquista do novo e dacompletude.

Uma criança começa aprendendo somas simples, depois aprende a resolver contas mais complexas. Aprende português, redação, geografia e todas as matérias que tornarão seu aprendizado mais completo e amplo. Em termos espirituais uma pessoa que evoluiu no quesito paciência terá que evoluir também em outros quesitos, como, por exemplo, organização ou assertividade. Buscamos a completude: uma habilidade ou qualidade deve servir de base para a conquista de outras habilidades.

Escrevi este pensamento no Facebook, na página do livro Nascer Várias Vezes: "A vida para a maioria é um fardo pesado de esforços, dissabores, desavenças, angústias e ansiedades. Aqueles que se obstinam nos mesmos erros e limitações persistirão nos mesmos sofrimentos. A solução é a evolução. Cada prova e cada dificuldade exige uma conquista diferente. Nascemos para sermos grandes conquistadores; conquistadores das qualidades e habilidades que serão nossa garantia de bem estar". Regis Mesquita

A postura ideal é a do lutador disposto a enfrentar as dificuldades. Todavia, existe um grande problema: tendemos a nos distanciar da boa luta. Quantas crianças escolheriam ir para a escola se fossem deixadas livres para escolher? Crianças imaturas farão escolhas imaturas. Os adultos agem da mesma forma. Quando encontram desafios que exigem habilidades ou qualidades que não desenvolveram, eles tendem a paralisar. Nesta hora conhecemos a bondade de Deus que obriga o ser humano a "se mexer"...


 Acima de nós e para nos proteger de nós mesmos agem as Leis de Deus. Estas leis não respondem aos nossos desejos. Elas são belas porque forçam ao aprendizado, nos conduzem aos desafios, nos tiram da "toca do medo" e nos proporcionam as oportunidades. Se estamos em um quarto escuro, as Leis nos proporcionam recursos para fazer a janela que clareará o ambiente. Se estamos frente à um parente que insiste em seguir caminhos ruins, as Leis nos incitam a aprender o desapego. As Leis são claras, devemos evoluir e aprender em todas as situações. Esta é a razão pela qual o espírito fez a complexa operação de encarnação.

A vida é uma sequência de oportunidades. O pensamento de Khalil Gibran é belo e verdadeiro. Ele aprendeu com as oportunidades; e aprendeu as lições mais simples, porque nem sempre podemos escolher o que aprender. É a vida que nos mostra o que temos que aprender. Um dia ele encontrou pessoas rudes, com elas aprendeu a gentileza. Com os intolerantes aprendeu a tolerância. Provavelmente não teria sido bem sucedido se quisesse aprender a gentileza com pessoas falantes ou o silêncio com os rudes. Esta é a simplicidade da vida: a vida decide a maior parte dos desafios evolutivos que temos que enfrentar.

Qual o desafio evolutivo de mães e pais bondosos e dedicados quando o filho segue péssimos caminhos? Observe que o livre arbítrio é do filho. Aos pais cabe evoluir espiritualmente, pois esta é a experiência, esta é a oportunidade. Estes pais terão lições a aprender, por exemplo: desapego e aprender a lidar com stress e frustração. Ao evoluírem, terão aberto janelas de luz em suas vidas espirituais que irá iluminá-los por longo tempo. As boas vibrações que emanarão somadas ao bom exemplo da própria vida que se amplia e se completa, serão grandes estimuladores para a mudança do filho (se ele quiser aproveitar a oportunidade). Todavia, que fique claro: se Deus deixasse pessoas imaturas sempre decidirem quais são os desafios de suas vidas, haveria muito menos progresso na vida espiritual.

Alguns desafios são escolhidos pela pessoa antes de nascer. Outros são consequências lógicas de comportamentos imaturos. Outros são desafios que as situações da vida os obrigam a enfrentar. Quem aprender e desenvolver habilidades e qualidades para superá-las viverá melhor. Do contrário, o sofrimento tenderá a se manter por um longo tempo.

O que pensar do segundo pensamento? Deus oferece a oportunidade de evolução, porque esta oportunidade é o melhor para você. Todavia, Deus não se pauta pelo seu desejo. Deus te oferece oportunidades de ação. Deus te oferece oportunidades para ampliar sua vida e suas possibilidades. As Leis de Deus não se "preocupam" com seu desejo; elas se "preocupam" em gerar oportunidades de aprendizado.

Deus quer que uma pessoa que vai prestar vestibular estude bastante. Quer que ele conquiste a disciplina, perseverança, boa vontade, etc. Quer que a pessoa lute, batalhe, se esforce. Ele quer isto para todos os que decidem estudar para um concurso. Quer isto para todos, sem exceção e sem privilégio. Não é difícil chegar à conclusão de que Deus não escolhe ninguém para passar no concurso. As Leis de Deus não respondem a desejos, respondem às ações. A boa vontade, a disciplina, a perseverança (entre outras) podem ser conquistadas e mantidas, sempre. Esta é a função da evolução. Ela vai além de um concurso, vai além de uma década, vai além de uma encarnação.

O que Deus quer de todos os espíritos é a batalha da evolução. Nossos desejos imaturos podem nos afastar da evolução, da mesma forma que um agricultor preguiçoso pode condenar sua família a sentir fome. Que a fome dos filhos seja o grande motivador do agricultor para fugir dos seus desejos e enfrentar o desafio de vencer a preguiça. Neste caso haverá aprendizado e evolução.

Olhe para a realidade antes de desejar. Aceite os desafios da vida, porque através deles a beleza da evolução irá se revelar. Aprenda a se submeter à realidade, porque não adianta aprender a acender fogo enquanto você se afoga no rio. A realidade nos diz no que devemos evoluir. É mais fácil, pois há incentivo e o "movimento da vida" a favor do aprendizado.

As Leis de Deus são belas. São belas porque são muito bem planejadas, organizadas e são eficientes. Seguir a favor delas é uma atitude nobre, saudável e de bom senso.

Por outro lado, cuidado com as belas palavras que não espelham a realidade da vida. Elas atrasarão quem nelas acreditar.



--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/dividindoavida?hl=pt-BR.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário