BEGIN:VCARD
VERSION:2.1
N:;CIDA ST
FN:CIDA ST
EMAIL;PREF;INTERNET:mgab_sp@uol.com.br
REV:20120123T212837Z
END:VCARD
O judaísmo, a primeira das religiões mais antigas e monoteísta, é a fé e a forma de vida do povo judeu.
O mais importante ensinamento do judaísmo é que existe um só Deus, incorpóreo e eterno, que quer que todos os povos façam o justo.Todos os seres humanos são criados à imagem de DEUS e merecem ser tratados com dignidade e respeito.
O povo do pacto
O povo judeu serve a DEUS por meio de estudos, a prece e a observância dos mandamentos que aparecem na Torá.
Já diferente de outras religiões, o judaísmo não acredita que outros povos adotem práticas religiosas judias. É pelas obras e não pela crença que se julga o mundo. Por essa razão o judaísmo não é uma religião missionária ativa. A comunidade aceita a conversão, mas só depois de uma decisão das autoridades religiosas judias competentes.
Vida religiosa
Muito da observância religiosa judia centra-se no lar. Isto pode incluir as preces diárias que se dizem 3 vezes por dia: pela manhã, a tarde e depois do pôr do sol.
As preces coletivas têm lugar em uma sinagoga, casa de orações e estudos judeus.
Os serviços da sinagoga podem ser dirigidos por todo o membro da congregação que conheça os textos. Na maioria das sinagogas estas funções são exercidas por um cantor, ou pelo Rabino, ou então por um professor religioso.
Brit Milá
Se a saúde o permite, todo o menino judeu é circuncidado aos oito dias do nascimento.
BAR E BAT MTZVÁH
Quando uma menina chega aos 12 anos e um menino aos 13, assumem as obrigações religiosas adultas.
Tanto o menino como a menina então são chamados para ler uma correspondente porção da Torá. As meninas fazem o Bat Mitzváh e os meninos o Bar Mitzváh.
Dias de festas
O sétimo dia da semana é o Shabat, sábado, dia da semana de descanso ordenado pela Bíblia. Nenhum trabalho está permitido. Só os que estão relacionados à preservação da saúde e cultos reigiosos pela manhã na sinagoga.
Os dias reverenciais ou de penitência, são os dois dias de Rosh Hashanáh (ano novo judaico) indicam o começo dos dez dias de veneração que finalizam com o de Iom Kipur, o dia da reparação.
As 3 principais festas do calendário judeu são Pêssach, a Páscoa, que comemora a liberdade dos judeus do Egito, Shaúvot, a ''festa das semanas'' que comemora a revelação das leis no Monte Sinai e Sucót, que comemora a permanência dos judeus do deserto .
Outras festas judias são o Chánuca, que comemora a rededicação do templo de Jerusalém, Purim e Iom Haatzmaut, quando se comemora a restauração da independênci de Israel.
**Pesquisa Efetuada na Net...*
Beijos
0 comentários:
Postar um comentário