Tecnologia do Blogger.
RSS

Eu quero um filho

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eu quero um filho
 
Eu quero um filho que quando receber um SIM, o faça com alegria e responsabilidade e quando um NÃO, o aceite sem revolta e agressões.

Tanto o SIM como o NÃO de um pai são sempre dados com amor e, sobretudo, com responsabilidade.

Eu quero um filho que aproveite intensamente a sua infância e a sua juventude, mas que saiba ser esse um tempo curto e passageiro, no qual se constrói o futuro.

Que saiba escolher bem as suas amizades, sem nunca se esquecer que o seu pai é seu melhor e mais autêntico amigo, mesmo que não lhe pareça tão simpático e solidário como os outros.

Afinal, os amigos não têm maior responsabilidade entre si, no que diz respeito à educação e a formação um do outro, mas os pais autênticos vivem na constante ocupação de formar e educar seus filhos.

Eu quero um filho para o qual eu possa mostrar os caminhos, caminhando sempre que possível com ele.
Mesmo que, às vezes, isso não lhe pareça.

Quero um filho que observe meus atos e ouça minhas palavras, sem ser demasiadamente crítico nem demasiadamente subserviente.
Que questione sim, e que o faça sempre que quiser, mas com o respeito que se deve aos pais, aos mestres e aos mais velhos.

Eu quero um filho que não me veja apenas como um "quebra-galhos" nas horas de aperto, mas que compartilhe comigo suas dúvidas e suas certezas, suas vitórias e derrotas, sem outra intenção que não seja o compartilhar.
E quando quiser, ouvindo sugestões.

Que não precisa ser um gênio, nem o melhor aluno da escola, nem o jovem mais forte, mas que seja alegre sem ser debochado e irresponsável.

Que receba o dom da vida como um presente inestimável dado, não por mim que sou apenas um instrumento, mas por alguém infinitamente maior, que é o Pai de todos nós.

Eu não quero um filho só para as alegrias da hora do seu nascimento ou das festas de seus primeiros aniversários.

Eu quero um filho, que seja filho, amigo e companheiro por toda a vida...


Evaldo A. D'Assumpção
 
 
 
 
 
      Leva-me a conviver
                      Pe. Zezinho, scj

Ainda não aprendi a conviver com irmãos e irmãs que não pensam como eu penso, não pregam como eu prego e não oram como eu oro. Ainda não sou suficientemente cristão, por isso mesmo, suficientemente ecumênico. Cristãos de verdade são fraternos e ecumênicos e, embora discordem do modo de crer e afirmar a fé, percebem Tua luz nas outras igrejas. Não se acham os únicos eleitos. Ainda sofro da tentação de achar que sou mais cristão do que eles; que eles precisam mudar e eu não! Preciso aprender urgentemente a praticar este exercício de humildade.

Há santos fora da minha casa, santos em outros grupos da minha igreja, santos em outras religiões, santos que tu fizeste porque são teus santos e não nossos. Não fomos nós que os fizemos santos, nem nosso maravilhoso movimento ou nossa querida comunidade. Foste Tu, Senhor, com a anuência e a concordância deles.

Concede-me, pois, a graça de tentar, nos anos de vida que me restam, ser um santo a teu modo; não ao meu; um santo que não entra em competição. Direi sempre o que penso, mas quero dizê-lo sem perder o respeito pelos irmãos de quem eventualmente eu discordo. Que meus irmãos sejam santos e consagrados do jeito deles. Eu tentarei ser santo do teu e do meu jeito. Se discordar deles, quero discordar com amor e sinceridade, de tal maneira que eles percebam que eu os amo.

Para que serve um santo, se ele não se pauta pela verdade? Para que um santo se não admira o que é bom da parte dos outros? Para que um santo que não discorda com sinceridade? Ajuda-me a não brigar pelo teu colo e a não achar que estou mais nele do que os outros. Que eu me contente com o pedacinho que tenho, que já é grande e que basta para as minhas pretensões de, um dia, encontrar-te e viver ao teu lado por toda a eternidade. Merecer, eu não mereço, mas espero estar em Ti para sempre, porque sei que da tua misericórdia.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário